Home > consultoria > 5 atitudes que estão acabando com o seu Negócio Virtual ( e que ninguém te contou )

5 atitudes que estão acabando com o seu Negócio Virtual ( e que ninguém te contou )

Você não vai ler nada parecido a isso nas revistas especializadas e nem nos sites de empreendedorismo, mas acredite, essas 5 atitudes são as maiores responsáveis pelo fracasso dos negócios digitais.

Negócios precisam de dedicação e motivação, todo mundo sabe disso!

No negócio digital por não haver barreiras físicas e de tempo essa dedicação acaba invadindo seu dia, seu fim de semana, seu feriado; sai do escritório, vai para mesa de jantar e o sofá da sala, mas algumas pessoas simplesmente não entendem que o negócio digital precisa dessa dedicação e isso pode ser um fator de fracasso no médio prazo.

Leia abaixo as 5 atitudes que estão acabando com o seu negócio digital, identifique se você está passando por isso e mude de atitude!

1- SEM TEMPO PARA DAR CERTO

Não é raro os empreendedores começarem negócios digitais ainda empregados e realizarem as atividades após o expediente comercial, isso é um ótimo começo! Um bom sinal que o negócio esta “dando certo” é quando o tempo de dedicação ao negócio começa a ficar pequeno. Nesse momento o empreendedor tem uma decisão a tomar: Largar o emprego e se dedicar ao seu negócio? Ou…. Encontrar um sócio para que ele possa trabalhar na loja virtual enquanto ele ainda tem sua atividade em outra empresa; essa é uma atitude disfarçada de segurança financeira.

A idéia é boa, enquanto um dos sócios ainda trabalha e garante a área financeira do negócio digital o outro opera as atividades.

Na pratica isso pode trazer alguns problemas.

O sócio que não trabalha na operação normalmente não tem intimidade com os problemas e necessidades do negócio digital e tem uma tendência a “empatar” nas decisões que precisam ser tomadas rapidamente.

Lembrando que negocio digital é um organismo vivo, muda o tempo todo! E precisa de ações rápidas para acompanhar essas mudanças

Falta tempo… reuniões são constantes para tomada de decisão entre sócios de negócios digitais, e quem trabalha em outra iniciativa realmente não tem tempo para isso; não é raro ouvir: Não consigo ler os e-mails, não tenho tempo pra reunião, podemos marcar uma conversa no Skype para a próxima semana?

.. Na próxima semana qualquer reunião para operação de negocio digital já não serve para mais nada.

 

2 – SEM CONFIANÇA NO NEGÓCIO

Muita gente inicia um negócio digital para experimentar, para saber como é “essa coisa” de vender produtos pela internet.

Quem monta um “negocinho” para ganhar um ‘dinheirinho” vai ficar por aí mesmo.

 

3 – ESTUDAR É O CAMINHO

Eu sei que o varejo esta no sangue de muita gente, é quase o DNA da família! Mas vender online é um pouco diferente.

O varejo digital no Brasil, como atividade empreendedora, existe a pouco mais de  10 anos , isso é pouco tempo para uma revolução tão significativa, e isso torna tudo muito novo! Existe muito o que aprender, todos os dias aparecem novas ferramentas, softwares e aplicações para criar, administrar e promover seu negócio on-line.

Como acompanhar tudo isso? Estudando.

Estudar leva tempo? Sim! Mas é preciso para que você saiba pelo menos quais serviços contratar para não comprar coisas que não precisa, assumir contratos em momentos errados prejudicando o fluxo de caixa,etc…

Por exemplo , uma questão inquietante : você sabe a diferença entre investimento e custo?  Eu sei que tudo isso é “dinheiro saindo do seu bolso”, como ouvi outro dia de um empresário do ramo de remédios, mas essas duas coisas têm características diferentes e podem ser o que está onerando e afundando o seu negócio digital. Hummm… ficou em dúvida? Que tal estudar um pouco?

 

4-MEDO DE ASSUMIR RISCOS

Todo negócio tem um percentual de risco, todo! Uma loja no shopping, um restaurante e também os negócios digitais.

Assumir riscos faz parte do negócio, não é preciso ter medo! É preciso ter controle e conhecimento, o que nos leva de volta ao nosso ítem 3.

Conhecer o negócio, saber os pontos forte e fracos, trabalhar com afinco as estratégias de vendas , tudo isso pode minimizar o risco, mas lembre sempre que negócios digitais são organismos vivos, pela própria característica de contribuição e compartilhamento da internet, então o que funcionou na semana passada pode não dar tão certo assim essa semana! Isso é um risco? É.

Trabalhe com afinco, e conhecimento para minimizar os riscos  e vá em frente.

 

5- QUEM FAZ TUDO, NÃO FAZ NADA DIREITO

“Hoje tudo esta na internet! “

“Pode-se aprender tudo pela internet”

“Seja o que for que eu queria fazer eu encontro tutoriais na internet”

“Leio muitos livros de empreendedorismo e eu posso trabalhar sozinho e fazer meu negócio prosperar.”

 

Todas as afirmações acima são verdades, o que  também é verdade é que a unidade de tempo é única e resume a um único fator: hora/útil.

Deixa eu te contar um capítulo sobre a história da e-Vision.

A e-Vision nasceu no escritório da minha casa, medindo 2m x 2m com uma mesa que eu comprei no Wal-Mart uma cadeira que alguém esqueceu na casa que eu fui morar, e um computador que eu já tinha. Comprei um Fixo Pré-Pago da Tim , e esse era o numero corporativo. Eu pensava, afinal, consultoria é isso! Conhecimento! E o conhecimento esta na minha cabeça! Não preciso de outras coisas.

Todo  negócio precisa das “outras coisas”.

Eu tinha mais de 20 anos da direção de projetos complexos de tecnologia trabalhando ao redor do mundo! Implementei ERPS, montei e-Commerces gigantes, gerenciei equipe complexas e multi perfis,  “tocar’ uma consultoria seria fácil; seria se o dia não tivesse apenas 24 horas.

Com o tempo notei que fazer os boletos, lançar as notas tomavam bastante tempo, e eu precisa ter tempo de concentração e estudo para publicar conteúdo no meu blog, afinal era ele que trazia os clientes da nova consultoria!  Estudar tomava um bom tempo do meu dia, as reuniões também, logo percebi que coisas simples e especializadas tomavam tanto o meu tempo que eu não conseguia atender mais clientes e ganhar mais dinheiro. Estava no limite!

Com isso conclui e senti na pele, quem quer fazer tudo não consegue ser bom em nada! Eu estava entrando no , que eu chamo de, CICLO DO MAL :

Não conseguia fazer tudo, apesar de saber fazer, não era minha especialidade então isso levava mais tempo do que deveria

Não conseguindo fazer tudo, priorizada o mais importante! Mas o que é o mais importante pra mim pode não ser para a área financeira de um grande portal, ( que eu atendia com consultoria estratégica nessa época ).

Então comecei a comprometer a qualidade daquilo que eu era especialista, ou seja, a consultoria estratégica para negócios digitais. Porque? Porque tinha que atender o telefone, marcar novas reuniões, fazer os boletos, negociar os contratos ( nossa.. isso toma muito tempo) , fazer mídia digital, relacionamento, palestras em eventos ( isso toma o dia todo ), dar aulas ( isso toma a tarde toda pois o transito de SP é algo insano )

TAREFAS ACUMULADAS, NEGÓCIO ESTAGNADO! RISCO= FALTA DE CREDIBILIDADE

Então vi meu faturamento estagnado, não crescia porque não conseguia mais clientes, e não conseguia mais clientes porque não fazia mídia e não produzia conteúdo na medida que era preciso, não tendo novos clientes não conseguia dinheiro para investir em um novo computador , o meu estava pedindo socorro, e me vi então numa encruzilhada!

Preciso crescer, se eu parar de crescer agora vou ficar para sempre no mesmo lugar.

Então, eu fiz o que faço para dezenas de clientes a cada semestre – PLANEJEI!  Contratei especialistas para atividades correlatas, usei parte do lucro para atualizar meu “parque tecnológico”. Ou seja, contratei gente para fazer aquilo que não era a minha especialidade e me dediquei aquilo que era o meu corebusiness. Só então começamos a crescer.

Hoje a e-Vision tem um escritório em Portugal e outro no Brasil! e já em fase de novo Escritório no Rio de Janeiro e Estados Unidos, e tudo isso só aconteceu porque entendemos que “cada um na sua praia” e que não conseguiremos fazer tudo sozinhos! e quem faz tudo, não faz nada muito bem! Sempre temos nos planos contratar especialistas, empresas, e serviços para  apoiar o crescimento do negócio,  é por causa deles que o Grupo e-Vision cresce todo dia.

 

Se você reconheceu algumas dessas atitudes no seu dia a dia, pare, organize-se e se prepare para ver seu negócio crescer e aparecer! Só depende de você.

“A gente recebe mais daquilo que se dedica” pense nisso.

 

banner techshirts 2

 

 

E-commerce Girl
Solange Oliveira é especialista em e-commerce, tem 20 anos de experiência em T.I. e já operou os maiores e melhores e-commerces da America Latina. E-commerce Girl como é conhecida no twitter e Facebook, participa de palestras e cursos no Brasil e Europa. É apaixonada por tecnologia e louca por e-commerce. Sócia da e-Vision Consulting , e-Vision Vagas Encontre Solange em (11) 2424-9635 ou no Skype : solange_evision
http://ecommercegirl.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.