Fale Conosco

A metodologia dos Blocos de Tempo

Publicado

Em

sb10066105j-004Um método matematico para ocupar o tempo livre  dos “between jobs”

 Depois do sucesso do Post “Os Pais do Playground” as pessoas têm me pedido para escrever a metodologia dos blocos de tempo. Essa idéia nasceu na verdade do filme “About a boy “ de 2002 que no Brasil recebeu o titulo de (?!)” O grande garoto”  com Hugh Grant.

Nele um Inglês esnobe que vive dos direitos autorais de uma música de Natal que seu pai criou há décadas, precisa criar formas criativas de passar o tempo –afinal ele não trabalha- ele chamou esse método de  “Units times” .

Eu, gostando da analogia que não estava trabalhando porque simplesmente era meu desejo , criei a Metodologia dos blocos de tempo.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=i3fqjJVXh5o]

Quando você esta “between Jobs” um dos grandes motivos da depressão é o tempo. Tempo livre! Curiosamente “Tempo Livre” é exatamente o que buscamos incansávelmente quando não o temos. Paradoxal não é?

Acordar e olhar no relógio é massacrante para o ego!

8h30 – e você ainda esta na cama, ficamos nos imaginamos no trânsito indo para escritórios apertados, fazendo trabalhos medíocres e convivendo com gente que nada tem haver conosco. Mesmo assim desejamos estar lá.

Pensamos : Ah bom, agora vou fazer a academia que eu não tinha tempo, enfim vou entrar em forma , esse “tempinho” que eu tirei pra mim ( gostamos de achar que foi escolha nossa !) vai eliminar os pneuzinhos adquiridos durante todo esses anos. Você levanta da cama, e até escolher a roupa para a academia demora “séculos” , é mais facil combinar a gravata com a camisa, o sapato com a meia . Mas, em 45 minutos você já esta pronto! note já são 9h30 ! Vamos lá 15 minutos de alongamento , e naquela esticada prepotente para pegar o dedão do pé uma fisgada… Ái… parece que alguem esta espetando as suas costas com um garfo de churrasco. É falta de costume! voltamos pra casa, e pensamos amanhã vou estar melhor , agora vamos ver as noticias!

Ligamos o computador, as crianças correndo, a empregada revoltada ( nunca sabemos o porque ) bate as panelas na cozinha, com um pouco de concentração começamos a pesquisa na internet.

E tá lá, parece que somos imãs, as notícias que vemos sempre esbarram na antiga empresa, juramos não querer saber de nada, mas é a primeira coisa que vemos.

Rimos sozinhos , choramos sozinhos.

O teclado molhado lembra – Puxa já é 12h00 ! Hora do almoço – e o almoço em casa sempre parece ser tão cedo. Quando estamos no escritório fazemos auto promessas que :”amanhã saio meio dia pra almoçar” !  Lembro-me de levantar a cabeça na minha “báia” apertada, olhar no relógio – 14h30 ? Já? Esqueci de almoçar mais uma vez!

 Almoçamos, e pensamos : Preciso começar a prospectar ( termo interessante para quem precisa mesmo é de ocupação !)  começamos a ler artigos sobre desemprego, a analisar estatisticas e a ligar para os amigos – afinal a networking nesse momento é importante! E, percebemos que na verdade a gente não quer falar com nínguem , apesar de todos os headhunters aconselharem isso! não queremos ver nínguem, as vezes nem nós mesmos.

Participar de eventos, associações (?)  que conselho mais esquisito, o  que nós queremos é nossa vida de volta! exatamente como ela era!  O escritorio pequeno, a luz fria, a falta de tempo, os pneuzinhos adquiridos, as metas nunca alcançadas, as reuniões intermináveis para discutir tudo sobre absolutamente nada ! Eu chamo isso de “primeiro momento’ passa rápido – no final da segunda semana passa.

É  necessário viver o luto.

Pouca gente entende.

Mas é preciso ficar em silêncio, ouvir os próprios pensamentos , analisar como teria sido se…

Ok! passou!

Ocupe seu tempo com coisas produtivas ! a metodologia dos Blocos de Tempo vai te ajudar.

  • O dia pra você agora tem 20 blocos!

A primeira dica é: Tire o pijama! é confortável, e a gente pensa – pra que? ninguém esta me vendo, mas é necessário manter-se apresentável para si mesmo; senão depois de algum tempo nem banho a gente quer tomar!

Para atividade  – acordar e se arrumar Usamos 2 blocos

Começamos pelo jogging – não deixe de fazer! não precisa ser tão cedo, afinal pra que sofrer não é? usamos para as atividades físicas do dia  2 Blocos. Lembrando que cada Bloco = 30 minutos, e vá com calma porque mesmo que você já pratique a atividades físicas diariamente , nesse período temos o desejo de ‘ir além”, e acredite isso causa  contusões doloridas.

 Leve as crianças ao Playground, é bacana conviver com elas nesse momento, crianças tem a capacidade de simplificar as coisas, se perguntar a ela: – “Filhilhinho e agora o que o papai vai fazer? não tenho mais emprego!”  ela vai dizer: Então vamos Brincar – OBAAAA!!

  • Para essa atividade usaremos 3 blocos.

Além do mais, como eu já postei aqui, o Playground tem concentrado gente muito interessante nos últimos tempos:  http://ecommercegirl.wordpress.com/2009/07/22/os-pais-do-playground/

 É preciso priorizar seus desejos : Escreva uma lista do que você quer fazer profissionalmente, e curiosamente a gente sempre escreve exatamente  o que fazia antes, mas pense de novo… vá além, escreva até as coisas mais improváveis, as empresas que você julga inalcançáveis! cole na sua frente! e pesquise sobre isso, olhe para essa lista toda hora. Procure as vagas ( sim, apesar de gostar da idéia de viver de luz, isso não é possivel ) seja paciente e meticuloso! Você tem a materia prima mais cara do mundo moderno – TEMPO! o que mais você tem é Tempo!

Esse blog nasceu nessa lista.

  • Para o item “priorização de desejos”  use 4 blocos

Você precisa comer! e pra variar um pouco, coma devagar! se tem talentos culinários prepare sua própria comida – existe prazer nisso – e não precisamos nos privar de prazer só porque perdemos o emprego não é?

  • Para a atividade ‘comer”  use 4 blocos.

Contacte os amigos – eu sei, não queremos explicar a história da demissão toda vez, e cada vez que contamos a história fica menor – no fim ela esta assim:

Eu já não estava motivado, resolvi sair.

Essa atividade leva tempo, mas ela é esclarecedora – porque é dessa forma que você vai identificar os ‘amigos verdadeiros” ou pelo menos as pessoas bem intensionadas que habitam o seu dia a dia. Você vai se surpreender! Mas pense, em que outro momento tão produtivo você poderia separar o joio do trigo e ter no seu outlook apenas pessoas que valem a pena?

Para a atividade  contato com os amigos ( verdadeiros ) use 4 blocos.

Veja… sobrou 1 bloco!  Divirta-se um pouco – veja aquela reprise que passa na TV depois das 18h00, leia aquele livro que esta empoeirado na estante e que todo mundo falou que era sensacional. Permita-se olhar a chuva caindo – sem a culpa de estar atrasado, que deveria estar em outro lugar, ou que poderia estar ocupando se tempo com coisas mais produtivas.  Você tem tempo! use-o, aproveite, e em breve você nem vai notar quanto tempo levou; mas estará e volta ao  mundo que você deseja!

Abraços!

Continue lendo
9 Comentários

9 Comments

  1. Luiz

    julho 29, 2009 em 5:33 pm

    De fato, separar o joio do trigo parece uma tarefa árdua….acho que levaira mais blocos para fazer isso, pra não ser injusto com ninguém sabe?

    Mas o dificil mesmo é alcançar o dedão no alongamento….ai….

  2. Marcio Villas

    julho 29, 2009 em 6:07 pm

    Excelente Post Solange !!!

  3. Marcio Villas

    julho 29, 2009 em 6:12 pm

    Excelente comentário Solange !

  4. Lucas Castro

    julho 31, 2009 em 5:52 pm

    eu já adotei…

  5. Sthenyo Amadei

    agosto 2, 2009 em 12:02 am

    Você está cada vez melhor! Clareza e eloquência produzem textos maravilhosos e você possui essas duas qualidades. Será que você descobriu um talento escondido? Obrigado!!!

  6. solange0307

    agosto 2, 2009 em 2:35 pm

    he he he…
    Foi um prazer desconhecido… escrever!
    Mas que bom que você gostou! pode ser o primeiro a comprar o livro em setembro!

    E, Obrigada EU!

    Abraço

  7. Fernando Bertelli

    agosto 3, 2009 em 7:04 pm

    Solange, que tal consulting services em outplacement, além do e-commerce parece que você tem veia boa para recuperar profissionais “entre empregos”. Foi uma delícia ler. Valeu.

  8. solange0307

    agosto 3, 2009 em 7:59 pm

    Oi Fernando!

    Bom, não chamo de outplacement, mas por semana devo encaminhar umas 2 pessoas para entrevistas ( recebo muitos pedidos de indicação ) e quando não conheço ninguém publico no LinkedIn ou mesmo no Twitter – o importânte é manter o mundo girando!

    Abraço.

  9. Roberto Sena

    novembro 28, 2009 em 9:39 pm

    Vivendo e aprendendo…rs

Deixe um recado

O seu endereço de e-mail não será publicado.

consultoria

Consultoria de e-Commerce

Publicado

Em

Continue lendo

Humor

O que é empreendedorismo

Só com bom humor mesmo! o que é ser empreendedor no Brasil?

Publicado

Em

Já ouvimos por aí que o Brasil não é para amadores, de fato não é.

Um pouco de humor sobre a nossa visão do que é ser empreendedor em terras Brasilis

Continue lendo

Fusões & Aquisições

JPMorgan compra a WePay

Vem aí uma época de fusões e aquisições que nunca se viu no mundo digital.

Publicado

Em

O JPMorgan anunciou nesta terça-feira,17, que está adquirindo plataforma de pagamentos WePay, que oferece funcionalidades de pagamentos em software para uma rede de 4 milhões de pequenos negócios.
A WePay foi fundada em 2008 para tornar mais fácil para plataformas de software integrar pagamentos em suas ofertas. A plataforma de pagamento conta com clientes GoFundMe, Infusionsoft e Constant Contact, além de provedores de serviços on line de software como o FreshBooks e sites de crowdfunding.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Title

Trending