quinta-feira, julho 27, 2017
Home > consultoria > A “Teoria dos Jogos” de John Nash e o e-Commerce Brasileiro em 2015

A “Teoria dos Jogos” de John Nash e o e-Commerce Brasileiro em 2015

Teorias Matemáticas sempre me apoiam no afã de entender coisas que pra mim soam confusas, e John Nash me apoiou nessa viagem muitas vezes.

Você provavelmente conhece John Nash do lindo ( mas muito poético ) filme “Uma mente brilhante ” estrelado por Russel Crowe.

John Forbes Nash Jr. , morreu em 23 de maio de 2015, matemático norte-americano que trabalhou com teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais, servindo como Matemático Sênior de Investigação na Universidade de Princeton. Compartilhou o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 1994 com Reinhard Selten e John Harsanyi.

Nash também foi conhecido por ter tido sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante, vencedor de quatro Óscars (indicado para oito), baseado no livro-biográfico homônimo, que apresentou seu gênio para a matemática e sua luta contra a esquizofrenia.

Muito bem, e o que tudo isso tem a ver com o e-Commerce Brasileiro?

Entendendo a Teoria dos Jogos

De uma forma de bem simples a Teoria dos Jogos de Nash Nash ampliou a análise para além dos jogos mais simples de “eu ganho, você perde”.

A análise que conhecemos é direta e fácil de entender:   Um ganha, e o resto perde! correto? depende.

Na análise que chamamos de Equilíbrio de Nash, é definido como um estado estável no qual nenhum jogador pode ganhar vantagem por meio de uma mudança unilateral de estratégia, considerando que os outros participantes também não mudem o que estão fazendo.

No filme, Nash explica a teoria com uma paquera no bar ( segundo o próprio Nash essa foi uma visão poética e cinematográfica e que nunca aconteceu realmente 🙁   )

teorema de nash e o ecommerce

 

Muito bem , hoje o e-commerce Brasileiro sobre um dilema de identidade: – Todo mundo quer entrar, vender a mesma coisa, para o mesmo público  , usando as mesmas mídias, no mesmo formato.

Pelo teorema de Nash , estamos todos abordando a “loira”, e com isso uma loja virtual bloqueia a outra. Quem é lojista já entendeu isso de uma forma bem simples quando faz suas campanha de Adwords por exemplo. O leilão de palavras e termos sobre ‘Fricção” o dia todo, elevando os valores das mídias e um acaba bloqueando o outro! porque todos estão indo falar com a “loira”.  Todos pagam caro pela mídia, vendem cada vez menos, e os consumidores ( as outras moças ) se sentem cada vez mais desprezados.

Ora-bolas, se o objetivo de toda loja virtual é vender , o que devemos fazer?

Fazer o melhor para si próprio e para o Grupo!

Entendeu? a única maneira de vencer a competição com os e-Commerces é : Não atacar a loira! 🙂  isso significa que quem é lojista digital terá sucesso quando, abordar outros públicos ( fora do Eixo Sul-Sudeste ), usando mídias diferentes do adwords que conhecemos.

ecommercegirl: Todo mundo vende a mesma coisa do mesmo jeito para o mesmo publico

Eu sei que agora parece tudo muito lógico, e que isso não é teoria matemática nada, mas então porque até agora você fez diferente?

É época de procurar alternativas para crescer! pense fora da caixa e acredite, a matemática sempre vai te ajudar!

 

administração midias sociais

Compartilhe:
E-commerce Girl
Solange Oliveira é especialista em e-commerce, tem 20 anos de experiência em T.I. e já operou os maiores e melhores e-commerces da America Latina. E-commerce Girl como é conhecida no twitter e Facebook, participa de palestras e cursos no Brasil e Europa. É apaixonada por tecnologia e louca por e-commerce. Sócia da e-Vision Consulting , e-Vision Vagas Encontre Solange em (11) 2424-9635 ou no Skype : solange_evision
http://ecommercegirl.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.