quarta-feira, setembro 20, 2017
Home > consultoria > Estive com o responsável pela Mídia digital do Prefeito de São Paulo João Doria e afirmo: Nada mais será como antes!

Estive com o responsável pela Mídia digital do Prefeito de São Paulo João Doria e afirmo: Nada mais será como antes!

Sábado de manhã, antes do dia das mães, tudo o que eu queria era dormir um pouco mais porque o domingo seria cheio já que  a família toda viria para minha casa para ver a matriarca. Resisti, tomei meu café e me dirigi ao Centro de São Paulo, bem centro mesmo, mais precisamente para a Câmara Municipal.

Fui convidada pela Juventude do PSDB para a palestra A influência das redes sociais hoje na política e na gestão pública”   com Daniel Braga, o articulador das mídias digitais do Prefeito de SP João Doria; algumas coisas que preciso esclarecer: Apesar de ter sido um evento do partido não haviam bandeiras na sala;

  1. – Ninguém me abordou para falar do “partido”;
  2. – Me interesso por Mídia para politica, e já trabalhei para políticos em 2 outras eleições
  3. – Daniel Braga não é do partido.
  4. – O publico era muito.. muitoooo jovem, a maioria de jornalistas recém -formados querendo informações de como  ingressar na “Carreira” de inteligencia e mídia digital para política.

O evento começou atrasado, Daniel Braga , que mora em Brasilia , chegou atrasado 1 hora; chegou junto com as filhas – achei ele jovem para ter filhas moças…

Confesso que tenho me afastado dos eventos da área ( e-c0mmerce e mídia digital ) , a quantidade de jabá e gente que não sabe do que esta falando não me atrai , e nos 2 últimos anos entre 22 eventos que participei apenas 3 tiveram palestras realmente proveitosas, e os três, não eram originalmente de e-commerce ou de mídia digital, e a do sábado, dia 13 maio foi uma delas.

Daniel Braga – Estrategista Digital do Prefeito João Doria

Daniel Braga é articulado e pouco cuidadoso com o linguajar, que  é de tal forma tão descontraído e recheado de palavrões que parece nos transportar  para um boteco no começo da Rua Augusta, e isso torna tudo muito mais interessante; sim , estou cansada de jabá e gente se fazendo de culto quando não sabe o que é um link.

Mostrou as estratégias para cada canal, e que por causa do público alvo, escolheram focar no facebook para as ações da Prefeitura de São Paulo, porém admite, inteligentemente, que é preciso evoluir para outras mídias.

E se eu pudesse resumir todas as dicas que ele deu em 1 paragrafo seria:

Relatórios de Análise  são os oráculos de quem quer ter sucesso nas Mídias digitais.

Ouvir o que o público alvo diz, esse é o motivo do sucesso das mídias digitais da Prefeitura e sobretudo, agir rápido.

“Não adianta dizer que o prefeito é trabalhador se não mostrar ele trabalhando” Daniel Braga

Perguntei a ele como seria um dia tipico de trabalho para o Prefeito: ele então respondeu: – ” ele acorda as 5, de verdade” … e de cara recebe um ‘radar” com os assuntos que foram abordados no dia anterior e as estatísticas da mídia, comentários relevantes de formadores de opinião e enquanto toma café já liga para o Prefeito com os números, e sugestões.

Focar nos vídeos , pelos motivos óbvios e também porque o Prefeito tem habilidade com as câmeras, e isso ajuda! mas ele erra também… o vídeo de erros de gravação que ele apresentou foram hilários.. enfim, o Prefeito é gente como a gente.

O RISCO

Daniel contou episódios da campanha e dos debates que foram arriscados, mas que a mídia digital mais uma vez pautou a agenda e as falas do Prefeito.

Profetizou: ” Antes a mídia pautava a internet, hoje é a internet que pauta a mídia”

Eles tinham um cockpit online de tudo o que esta sendo falado do debate, e o Prefeito era pautado nos intervalos.

Essa mesma rapidez foi usada quando os relatórios mostraram que o nome do Prefeito aparecia sempre junto de “coxinha” e “suéter”, através desses dados mudaram o jeito de falar, a roupa o posicionamento e até as expressões faciais nos vídeos.

E é claro, tudo mudou quando o Prefeito se colocou nitidamente contra o Ex-Presidente e a sua sucessora na tentativa de nomear Lula para um cargo público; a opinião publica não gostou – e nenhum político se posicionou – arriscando Doria mostrou claramente de lado estava; deu certo.

O QUE NÃO DEU CERTO

Errar faz parte de quem tenta, e  Daniel expôs o erro estratégico sobre a Flor jogada ao chão pelo Prefeito ” Foi impensado… ele errou e sabe disso, bola pra frente”

Ele se mostrou também decepcionado sobre a repercussão pequena do projeto de despoluição do lado do Ibirapuera  nas mídias sociais, e estava avaliando o porque do fracasso digital da ação.

Humor: “Procurando Doria” segundo Daniel usar o humor para humanizar o candidato é uma ótima estratégia

Para mim, foi uma manhã extremamente proveitosa, conteúdo genial, videos, exemplos, estatísticas, conceitos e o melhor, sem jabá. Os hight lights que ficaram e que podem te ajudar a pensar em focar sua atuação com os políticos para a próxima eleição:

  1. -Toda equipe de Mídias Digitais do Prefeito João Doria tem 3 pessoas + 1 Gestor;
  2. -João Doria paga a equipe pessoalmente, não há contratação como serviço a prefeitura;
  3. -Nunca foi impulsionado nenhum post, tudo é resultado orgânico;
  4. -O dia começa mesmo as 5 da matina até para a equipe de mídias digitais;
  5. -O material de trabalho para produção dos videos consiste em 1 Iphone 7 com editor de videos;
  6. -No instagram do Prefeito o que mais faz sucesso são os cachorrinhos branquinhos que de tempos em tempos aparecem em videos divertidos, isso transforma o homem publico em gente como a gente… gente que ama cachorrinho é claro!
  7. -O Whatsapp é a ferramenta de comunicação entre os grupos apoiadores do Prefeito e recebem atenção especial, pois foi através dele que a eleição começou a dar uma guinada em 2016.
  8. -Para trabalhar com o politico “produto”, é preciso acreditar na forma de trabalho e nas intensões e mostrar o que ele tem de melhor, fica dificil mostrar , escrever, descrever o trabalho de algo ou alguém que você não acredita;
  9. -A população não aceita mais políticos – mostre a pessoa por trás da ação.. e funciona para tudo! o storytelling é a “joia da coroa” nas campanhas políticas.
  10. -Leia! quem lê muito escreve bem, quem se informa explica melhor as coisas, enxerga além do objetivo do “Voto” – isso vai fazer diferença para candidatos na próxima eleição.
  11. -Agir rápido, agencias de marketing sao lentas… pedem autorização para tudo, demoram dias para criar ‘peças” de marketing – isso não é mídia digital.. mídia digital é instantânea e preciso seguir essa vocação!
  12. -Lidar com o haters é necessário, tenha uma politica de ações para isso – e sobretudo não delete os comentários ruins! trabalhe para que os comentários e  interações boas sobreponham aos ruins.
  13. -A estratégia de “mitar” o candidato pode ajudar, mas precisa ser bem feita pensando sempre no publico que se quer atingir

 

Daniel terminou com um conselho muito honesto; quando indagado sobre o que um profissional de mídia digital para políticos tinha saber, ele respondeu : “ é mandatório que entenda e goste de relatórios, conheça as ferramentas de otimização de trabalho e sobretudo que entenda e escreva sobre politica e economia”

 

“Independente de partidos ou politica, o sucesso das mídias digitais do Prefeito de SP João Doria esta sensivelmente ligado a analise de tendencias e relatórios , esses são a base para “ouvir” o que aflige o cidadão e sobretudo comunicar-se rapidamente! quase que instantaneamente.”

 

Então – que tal  começar a construir um portfólio de serviços digitais para os políticos da próxima eleição?

Querendo construir uma estratégia digital para sua campanha politica? converse com a e-Vision

 

 

 

E-commerce Girl
Solange Oliveira é especialista em e-commerce, tem 20 anos de experiência em T.I. e já operou os maiores e melhores e-commerces da America Latina. E-commerce Girl como é conhecida no twitter e Facebook, participa de palestras e cursos no Brasil e Europa. É apaixonada por tecnologia e louca por e-commerce. Sócia da e-Vision Consulting , e-Vision Vagas Encontre Solange em (11) 2424-9635 ou no Skype : solange_evision
http://ecommercegirl.com