segunda-feira, junho 26, 2017
Home > consultoria > Não! a NUVEM não é uma NUVEM!

Não! a NUVEM não é uma NUVEM!

Não… não fique envergonhado em perguntar, quase ninguém sabe mesmo o que é essa tal nuvem.

Conversando com empreendedores e até pessoas que trabalham na área de internet, notei que as pessoas não sabem exatamente o que é a tal nuvem, então vamos lá acabar com esse mistério?

DEFINIÇÃO TÉCNICA

No Brasil Cloud Computing também é conhecido como “Computação na Nuvem”

O termo refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet – daí a alusão à nuvem.

EXPLICANDO MELHOR

Na prática, Computação na nuvem , é “salvar” os seus arquivos em serviços contratados que podem ser acessados em qualquer lugar do mundo. Não é preciso que você tenha em seu escritório , ou em casa um computador para salvar esses arquivos. Como não tem um local físico, que se possa ver ou pegar então batizaram de computação na nuvem. Poético não é?entenda cloud computing ecommercegirl

A grande vantagem é o custo, como não é preciso investir em máquinas, você pode comprar como serviço! e paga conforme utilizar. Você só precisa mesmo de uma conexão segura de internet para acessar todos os dados da sua empresa ( ou mesmo os pessoais ).

Empresários sabem, já há algum tempo armazenar dados é caro e custoso, a nuvem permite uma certa “elasticidade”, você contrata o que precisa, aumenta o volume facilmente ( sem precisar comprar maquinas e softwares ) e quando diminui o volume diminui também a quantidade de serviço comprada, assim a administração dos custos fica muito mais simples.

Empresas como Amazon, Google, IBM e Microsoft foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa “nuvem de informação” ,  que alguns especialistas consideram uma “nova fronteira da era digital”.

Você provavelmente já usa alguns serviços de computação na nuvem e não se deu conta. Se você tem uma conta do dropbox ( todo mundo tem não é?) , google docs ou google music  já esta inserido nesse mundo!

 

A SEGURANÇA

Há quem diga que o Cloud Computer expôe seus dados e não é seguro, qualquer um pode acessar. Não é bem assim, mas a segurança é um fator importante para discutir.

Em outubro de 2013 a imprensa publicou, com base nos documentos revelados por Edward Snowden, que através do de um programa chamado MUSCULAR, o GCHQ britânico e a NSA secretamente invadiram a nuvem de dados do Yahoo! e do Google ao redor do mundo, tendo acesso aos dados da nuvem de ambos.

Um dos slides de uma apresentação da NSA sobre o programa mostra como este funciona e apresenta um rosto com um sorriso indicando o sucesso da NSA em invadir os sistemas alvo. Em palestra em abril de 2014, o jornalista Barton Gellman disse que quando os engenheiros do Google viram o slide, responderam violentamente ao ataque na nuvem do Google. Foi também este slide um dos fatores importantes em convencer o jornal Washington Post da necessidade e importância de publicar os documentos revelados por Edward Snowden .

Viu? não é um bicho de sete cabeças. Agora você já sabe o que é a tal cloud computer.

vagas para e-commerce

 

Compartilhe:
E-commerce Girl
Solange Oliveira é especialista em e-commerce, tem 20 anos de experiência em T.I. e já operou os maiores e melhores e-commerces da America Latina. E-commerce Girl como é conhecida no twitter e Facebook, participa de palestras e cursos no Brasil e Europa. É apaixonada por tecnologia e louca por e-commerce. Sócia da e-Vision Consulting , e-Vision Vagas Encontre Solange em (11) 2424-9635 ou no Skype : solange_evision
http://ecommercegirl.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.