Fale Conosco

The Numerati – O livro! resenha

Numerati = membros de uma elite da ciência da computação e da matemática focados em analisar todos os nossos passos em busca de padrões de comportamento que possam prever o que queremos comprar, em quem vamos votar, por quem vamos nos apaixonar, quais doenças teremos.
Por meio do cruzamento de dados de acessos a internet, usos de cartão de crédito e demais atividades monitoradas por códigos binários, os Numerati rastreiam perfis de comportamento, e uma nova abordagem da sociedade nasce com isso. Seu objetivo? Manipular nosso comportamento o que compramos, como votamos, quem namoramos ? sem que sequer percebamos. Perturbador, mas também bastante elucidativo, Numerati mostra como um esforço novo e poderoso a modelagem matemática da humanidade transformará, daqui para a frente, cada aspecto de nossas vidas

Publicado

Em

nuemratiEsperei curiosamente pelo livro que esperava ser o livro do ano!http://thenumerati.net/

Sou matemática por formação, e há tempos vejo que a matemática perdeu o título de ciência das ciências porque não tem ninguém pra fazer marketing por ela.

Quando li que o  livro era sobre as  pesquisa de matemáticos e cientistas da computação sobre os padrões matemáticos do nosso comportamento na internet e sobre os rastros que deixamos no cyber world e que esses seres “encantados” receberam o nome de Numerati´s ( meio Mágico não é?) eu aguardei ansiosamente o livro. Em português para não ficar tão cansativo – é um ótimo exercício ler em inglês ( alias acho que é o melhor ) mas, eu queria desfrutar as palavras e as idéias de Stephen Baker.

Alias, ele tem um blog ótimo! http://thenumerati.net/

Stephen Baker é jornalista e escreve para a Business Week desde 1987 cobrindo a área de tecnologia ( meu sonho dourado ) e é co autor do livro The Numerati.

Ele deu uma entrevista no começo do ano para a revista Época , que foi tão editada que por alguns trechos perdeu o nexo.

Percebi uma vontade imensa de transformá-lo em um Dan Brown – note… Numerati nada tem haver com Illuminati!!

Bom, o livro só chega em Terras Brazilis em setembro, mas  a Amazon já vende em Inglês e custa – pasme!  US$ 10,17 , pensei : Só isso?? Busquei no Submarino – R$ 19,50 ! um livro com 253 paginas? Hum, desconfiei.

As letras são imensas! Acho que pra fazer volume.

Na verdade o livro parece mais uma apresentação de congresso,dizem as más ( mas bem informadas ) línguas que nasceu em um entrevista para a Business Week, compilou aqui, esticou ali, virou livro!

A idéia é ótima – pense bem!

Quantos rastros por dia você deixa pelo cyber world?

Acordou foi a padaria e pagou com seu cartão de alimentação – a empresa que fornece o serviço poderá informar a empresa que você trabalha que o dinheiro depositado no cartão e que supostamente serviria para pagar suas refeições é usado na Padoca da esquina.

Entrou no carro para ir trabalhar e parou no mesmo posto de gasolina de sempre e pagou com cartão de crédito – As operadoras podem ter a media de combustível que você gasta por semana  e que você não tem o  costume de encher o tanque – essa informação é ouro para as redes de postos de gasolina.

Foi almoçar e como tinha usado o cartão de alimentação na padoca no buteco e outros lugares pagou com cartão de debito, os banco terão então as informações dos seus costumes de consumo , que você almoça longe de onde trabalha as sexta feiras e etc…

A há! Vi uma ruguinha de preocupação! Quem não tem um segredo de consumo não é?

Não tem como escapar.

Você virou um ID ! Numero identificador da sua pessoa enquanto ser no cyber espaço.

Isso te preocupa?

Pense, não existem  mais segredos entre maquinas você e o resto do mundo, desde que o resto do mundo tenha uma conexão de internet.

Vou ler o livro novamente quem sabe eu mudo de idéia; só de pensar nas possibilidades  me vem a cabeça um algoritmo… RS.. Uma vez matemático, sempre matemático!

E viva Pitágoras!

 

 

Eles formam uma elite de cientistas com a missão de vasculhar montanhas de dados em busca de padrões para descrever o comportamento humano. São os Numerati, o título do livro do jornalista americano Stephen Baker, da revista BusinessWeek. Segundo ele, os Numerati querem criar um modelo virtual de cada consumidor do planeta, usando-o para analisar nossas ações no mundo on-line e oferecer produtos no exato instante em que os desejarmos. Um exemplo de seu poder? Eles ajudaram Barack Obama a vencer as eleições americanas

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Betânia Almeida

    agosto 25, 2009 em 10:35 pm

    Olá.
    Acompanho este blog e tbém vou esperar ansiosa a chegada desse livro em português.
    Enquanto ele não chega, vale a pena ler Fortaleza Digital. É do Dan Brown dos Iluminatti, mas fala justamente sobre essa questão dos dados e da privacidade de usuários de tecnologias. Acredito que vc já conheça… se não conhece ainda, é uma dica preciosa…
    Bj, B.

  2. solange0307

    agosto 25, 2009 em 10:48 pm

    Olá Betania ,
    obrigada por escrever!

    Sim conheço o Fortaleza Digital e já li um par de vezes… ( devoro livros…)
    muito diferente do The Numerati não espere ver nada parecido… mesmo porque um é ficçaõ e o outro não.

    Abraço

Deixe um recado

O seu endereço de e-mail não será publicado.

consultoria

Consultoria de e-Commerce

Publicado

Em

Continue lendo

Humor

O que é empreendedorismo

Só com bom humor mesmo! o que é ser empreendedor no Brasil?

Publicado

Em

Já ouvimos por aí que o Brasil não é para amadores, de fato não é.

Um pouco de humor sobre a nossa visão do que é ser empreendedor em terras Brasilis

Continue lendo

Fusões & Aquisições

JPMorgan compra a WePay

Vem aí uma época de fusões e aquisições que nunca se viu no mundo digital.

Publicado

Em

O JPMorgan anunciou nesta terça-feira,17, que está adquirindo plataforma de pagamentos WePay, que oferece funcionalidades de pagamentos em software para uma rede de 4 milhões de pequenos negócios.
A WePay foi fundada em 2008 para tornar mais fácil para plataformas de software integrar pagamentos em suas ofertas. A plataforma de pagamento conta com clientes GoFundMe, Infusionsoft e Constant Contact, além de provedores de serviços on line de software como o FreshBooks e sites de crowdfunding.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Title

Trending