Essa é o ultimo capitulo da Série ” Taxas de Conversão em e-commerce”.
Nesse último post vamos exemplicar 5 passos para aumentar sua taxa de conversão.
Quando Google entrou na guerra da Web as regras do jogo que regiam a matematica das taxas de conversão mudaram. Agora, com milhões de resultados disponíveis sobre qualquer assunto imaginável, a janela de tempo para chamar a atenção de um visitante diminuiu significativamente.
Em 2002, a BBC informou que a janela de atenção de um visitante em um site, onde ele tomava a decisão se havia se interessado ou não era de cerca de 9 segundos.
Imagine-se visitando um site: Você dá o primeiro olhar lê o primeiro texto, olha todos os gráficos, e consegue compreender completamente do que a página se trata? A resposta é mais provável é : – “não.”
Com bombardeio de informações a todas as outras coisas acontecendo ao nosso redor, nós realmente não damos atenção suficiente para O que uma página Web quer nos dizer.
Tornamos decisões rápidas sobre a possibilidade de interagir com um site baseado em tudo o que podemos fazer nos primeiros 3 segundos.
A janela de oportunidade para convencer o visitante é cada vez menor. Aí você joga essa responsabilidade nos ombros do webdesign! Impressione meu cliente! Sim porque o visual de uma loja virtual é o que atrai o visitante nesses 3 segundos correto? Parcialmente.
Infelizmente, a maioria dos sites existem não apenas para impressionar os visitantes. A maioria dos sites existem para fazer uma venda. Seja para que os visitantes assinem o feed do blog, ou para fazer download , ou seja, cada site existe para fazer uma venda de algum tipo.
Neste post vamos falar sobre como ajustar um website para gerar mais vendas, downloads , adesão ou qualquer outro objetivo de negócio, de uma forma científica, utilizando uma técnica que chama split A / B e testes variados.
Vamos explicar passo-a-passo ( na verdade 5 ) um método para aumentar sua taxa de conversão , ou melhor aumentar o percentual de visitantes convertidos em clientes.
Passo 1. Identificar o Desafio
Como fazer os visitantes da loja virtual notar a sua oferta, em seguida, levá-los a agir sobre ela?
Exemplo: Eu quero responder a essa pergunta milhões de dólares por um software de downloads na primeira pagina do meu site. Essa página tem todos os ingredientes necessários: nome do produto, descrição do produto, depoimentos, laudos, avaliações e um link para download de destaque. No entanto, apenas 40% dos visitantes fazem o download. Note que quase todo o tráfego da página vem através de pesquisa no Google ou através de um site que fez uma referência relevante. Então, por que os 60% restantes dos visitantes não fazem o download ? Enteder esse balde furado é o DESAFIO IDENTIFICADO.

No nosso exemplo, a ação desejada é que os visitantes têm que baixar o software e o desafio é aumentar a taxa de download de 40% para o mais alto possível. Alguns dos desafios mais comuns que podem ser resolvidos utilizando o teste A / B são:
■ Melhorar a taxa de inscrição, reduzindo a taxa de rejeição, aumentando a subscrições de boletim informativo,
■ O número crescente de links coletados a partir da landing page, whitepaper aumentando ou downloads de teste de software e
■ Otimização de compras e vendas, convertendo um percentual maior de visitantes em clientes. Gostamos de ter visitantes mas queremos que eles se tornem clientes.
É possível que o site ou loja virtual esteja servindo a múltiplos propósitos. Um exemplo seria um blog onde o desafio é conseguir mais assinantes e aumentar o envolvimento do visitante (em termos de número de comentários). Nesse caso, a melhor estratégia é combater um desafio de cada vez.

Teste A/B ou versão B melhor do que A ( parece bobo né?)
Etapa 2. A Hipótese
O próximo passo é fazer uma lista de hipóteses para a taxa de conversão estar tão baixa. Eu sei, é difícil por no papel as razões exatas para uma taxa de conversão baixa, (é por isso que nós estamos chamando-os de hipóteses) mas há três excelentes recursos para ajudá-lo:
1) Você: Sim, você! Embora seja difícil não se apaixonar pelo seu próprio site, agora é tempo de ser extremamente auto-crítico. Tente se colocar no lugar do visitantes e pergunte a si mesmo, Esse site ou Loja virtual é suficiente atraente para envolver o visitante, sem conhecimento prévio sobre a sua oferta? Lembre-se que ao contrário de você, seus visitantes não acordam de manhã, dizendo: “Uau, isso é fantástico!” Ser crítico para seu próprio site ou loja virtual é uma excelente maneira de melhorá-lo.
2)Outra fonte para obter uma lista de idéias de melhoria é usar uma ferramenta de análise. Especificamente, os dados sobre fontes de referência e palavras-chave de busca pode fornecer insights interessantes. Por exemplo, um grande número de visitantes pode chegar na sua página procurando por palavras-chave que você não tenha sequer pensado. Nesse caso, os visitantes podem deixar o site e pensasr que foi por engano e nem analisar sua oferta. Enfrentar tais casos, pode aumentar a taxa de conversão.
3) O teste de usabilidade: Os Primeiros comentários independentes a partir de um teste de usabilidade irão sempre surpreender você! Talvez você descubra que os visitantes não estão mesmo cientes que você está vendendo algo na página. Nesse caso, uma ótima idéia seria a de testar a cor e o tamanho das letras – isso é um importante chamariz. Se você não tiver um grande orçamento para testes de usabilidade, experimente serviços a preços acessíveis, tais como comentários do Exército ou UserTesting.
ponto-chave: Determinar o que influencia a taxa de conversão.
Pegue feedback de outras pessoas, peça para que elas avaliem a sua página Web, honestamente, e que façam uma lista de idéias sobre o que poderia estar afetando as conversões. Para o nosso exemplo da webpage oferencendo o download de software, eu tinha uma hipótese de que a taxa de download estava baixa, principalmente devido a duas razões: a) um grande número de visitantes não viam o link para download e, b) muitos não sabiam pra que servia exatamente o software , e que o download era FREE.
Meu palpite é : um visitante chega no site, vê um monte de texto, olha em volta para o link de download, de alguma forma não vê (possivelmente devido à uniformidade na cor das posições) e, finalmente, deixa a site. Aqueles que observam o link para download, provavelmente, não vão se dar o trabalho de ler o texto, onde diz “… é um freeware …”.
Os tipos de hipóteses que podem ter nesta etapa:
■ Talvez o seu formulário de inscrição seja muito longo, e uma versão menor irá ajudar a aumentar o número total de inscrições?
■ Talvez o seu “Free Trial” botão não está visível, será uma ajuda aumentar o tamanho do botão do downloads?
■ Talvez o título contém uma grande quantidade de siglas da indústria, ou é muito genérico?
■ Talvez sua página não tem nenhum passo óbvio que esta conduzindo para uma alta taxa de rejeição?
Pronto: HIPOTESES MARCADAS
CONTINUA NA PARTE 2…..( leia )
Responda Solange Oliveira a E-commerce Girl | Taxa de Conversão em e-commerce #5 ” Testes de ação: Cinco passos para aumentar as taxas de conversão” Parte 2