terça-feira, julho 25, 2017
Home > consultoria > Um “rastro de algas” pode salvar o seu negócio

Um “rastro de algas” pode salvar o seu negócio

Jim Lovell, piloto de caça e também tripulante da Apolo13 contou um dia um fato que aconteceu com ele na guerra:

Ele voava com seu jato em uma noite escura sobre o oceano na Ásia, tendo decolado de um porta aviões apagado (sem estar com as luzes acesas) como parte dos procedimentos de segurança. No meio da missão seu sinal de retorno para o porta aviões deu pane. Ele começou a procurar pelo navio no meio daquele imenso oceano. Sozinho, com pouco combustível. Tudo parecia indicar que teria que pousar na água e rezar para ser encontrado pelo resgate com vida… algum dia. O medo e a raiva se misturavam na mente confusa.

Tudo já parecia perdido e ruim até que, de repente, um curto circuito apagou todos os instrumentos e luzes da cabine, o painel do seu caça  estava todo apagado! tudo aquilo que sempre o guiara e que ele confiava tanto agora era uma imensidão de nada. Na escuridão, voando sem mesmo poder ver a velocidade e a altitude, ele praguejou : “O que eu fiz para merecer isso? Agora é o fim! O que mais de ruim pode acontecer? Estou perdido! Não há o que fazer!”

Foi no meio dessa confusão e desespero que, por um minuto, um silêncio absurdo invadiu a aeronave, e ele então levantou a cabeça e começou a observar o céu, as estrelas, e o oceano; lá embaixo, na superfície calma, quase uma pintura,  apareceu, logo ali, na sua frente, um enorme rastro verde brilhante das algas. Marinheiro experiente, ele sabia que aquilo era o rastro característico que fica por um bom tempo depois da passagem de um grande navio. Era como uma estrada, mostrando a ele exatamente a direção do porta-aviões. Ele a seguiu e, ali estava a sua pista. Ele pousou e salvou-se de morrer náufrago naquele oceano escuro.
Se o curto circuito não tivesse ocorrido e apagado todo o seu avião, ele nunca seria capaz de avistar aquela estrada verde cintilante para o porta-aviões.

Os religiosos dirão : “Deus age de formas estranhas” , tenho que concordar, e completo – “As vezes é preciso ouvir, observar, ver, além do painel de controle!”

Painel de controle

Image result for painel controle caça
Que tal olhar além do painel de controle?

É claro que é de supra importância para voar ter um painel de controle para se orientar, aliás, nos aviões modernos essa é a unica , ou quase unica ,forma de conduzir uma aeronave.

Fazendo uma analogia com os negócios, e principalmente negócios digitais, os relatórios também são super importantes para analisar os resultados e programar os próximos passos. O relatório é o oráculo para um negócio de sucesso, mas as vezes ficamos tão voltados aos números , métricas, projeções que esquecemos de olhar o negócio de “fora da caixa”.

Apague a luz 

E quando observamos os relatórios e eles não nos dizem nada? eles tem a função de traduzir por exemplo, porque sua loja não esta vendendo! mas você olha… olha… e não consegue ver!

Para ver é preciso “enxergar” , esquisito, eu sei, mas a minha dica é “apague a luz”, sim, levante a cabeça um pouco, observe seu negócio com carinho, cuidadosamente, e honestamente faça uma análise! porque meu cliente não esta concluindo a compra do produto? porque ele não se interessou pelo produto X, que é sensacional? Observe, ouça… além dos relatórios você pode enxergar um “rastro de algas”.

Então? como esta sua loja virtual hoje? no automático? voando por instrumentos? que tal procurar o seu “Rastro de algas” ?

international-02 ecommerce

Compartilhe:
E-commerce Girl
Solange Oliveira é especialista em e-commerce, tem 20 anos de experiência em T.I. e já operou os maiores e melhores e-commerces da America Latina. E-commerce Girl como é conhecida no twitter e Facebook, participa de palestras e cursos no Brasil e Europa. É apaixonada por tecnologia e louca por e-commerce. Sócia da e-Vision Consulting , e-Vision Vagas Encontre Solange em (11) 2424-9635 ou no Skype : solange_evision
http://ecommercegirl.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.