Fale Conosco

Você Acha que ganha pouco?

Se pergunte e responda sinceramente,
Quais são os seus talentos?

Publicado

Em

dinheiroEstive com amigos há algum tempo e conversando sobre o mundo corporativo lancei a seguinte enquete:

Você acha que ganha pouco?

Curiosamente – Todos disseram ,SIM!

E na minha estranha mania de entender esse mundo gerencial esquisisto  que esse povo vive ( e que eu já habitei ) , pedi licença aos copos de chopp na mesa e propuz um exercício – e lancei algumas perguntas que gostaria que você também respondesse com sinceridade.

Pergunta 2 : Quanto você vale?

Todos na mesa eram gerentes, 8 deles gerentes de projetos e 2 gerentes de tecnologia. Alias já repararam como Gerente de Projetos é uma praga? ( no sentido bíblico ) porque : Todo mundo é, todo mundo quer ser, todo mundo quer, ninguém consegue contratar!

Pergunta 3: Você é gerente ou é um lider? O pessoal da mesa ficou confuso – será que era o efeito do chopp?

Nesse momento lembrei de um video do professor Waldez Luiz Ludwig SENSACIONAL! e que divido com vocês abaixo:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=M22hVEMQVLs&feature=PlayList&p=E02655CE33EC9B1B&index=2]

Para quem não conhece ,Waldez Luiz Ludwig é psicólogo, consultor em gestão empresarial e palestrante.

É formado em Psicologia pela  Universidade de Brasilia e em artes cênicas pela Fundação Brasileira de Teatro. Trabalhou como analista de sistemas durante vinte anos para órgãos e empresas públicas e privadas e é especialista em informática educativa. Foi um dos comentaristas do programa Conta Corrente, veiculado na emissora  Globo News.

Continuei com as perguntas, já percebendo um certo incômodo da audiência na mesa: Foi um tal de –  chama o garçon, pede mais um chopp, chama o cardápio, olhos baixos na mesa, mexe no celular…  Eles estavam prevendo onde eu queria chegar.

Pergunta 4 – Você prefere correr riscos ou correr perigo? A resposta de um deles foi – Ué ?! não é tudo a mesma coisa? –  Xiiiii…. Garçon – Pára o
Chopp!!!

Pergunta 5 – Qual é o seu sonho?  Se a sua resposta foi: – Parar de trabalhar !…. hummm tá faltando paixão! e todos aqueles testes vocacionais que você fez estão furados porque decididamente você escolheu mal a profissão e vai passar 70% do tempo produtivo da sua vida fazendo o que não gosta…)

Pergunta 6 – Quantos MBAs você tem? somados na mesa = 8! ô gente especilizada em Nada! Já que se pudessem amanhã nem iriam trabalhar!

Pergunta 7 – Você fala inglês? O desconforto foi geral na mesa, ouvi : Um pouco; dou meus tapas(!@?); não morro de fome;  – Seja sincero e exercite o NÃO FALO INGLÊS ! )

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=pQZZRn83Hpo&feature=PlayList&p=E02655CE33EC9B1B&index=3]

Pergunta 8 – O que é oportunidade e o que é risco?  Se a sua resposta condicionou uma coisa a outra… bem, acho que você deve estar muito infeliz .

Pergunta 9 – Quais são os seus talentos? Vamos… pense um pouco… todo mundo tem pelo menos um talento.

Pergunta 10 – O que você faz melhor que os outros?  Se respondeu: NADA! Bom, vem tomar um chopp com a minha turma, porque tá precisando de amigos melhores!

Abraço a todos ! E APRENDA E SE DIVERTINDO COM O PROFESSOR WALDEZ NO JÔ…

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=b5_VwlMYI7Y&NR=1]

Continue lendo
8 Comentários

8 Comments

  1. Luiz

    agosto 14, 2009 em 3:52 pm

    Sensacional!!! Se todas as pessoas pensassem assim, as empresas seriam bem melhores no que fazem, a as pessoas mais felizes….

  2. Arakin Monteiro

    agosto 14, 2009 em 4:15 pm

    Ótima reflexão…concordo com muito do que o professor diz, no diz respeito ao desenvolvimento dos talentos, mediante as oportunidades oferecidas…mas não sei se, particularmente, posso concordar com a idéia de que exista, ou seja possível, o desenvolvimento de uma atividade que traga satisfação a cada um dos indivíduos, como se existisse uma lógica inexorável no mundo…pelo contrário…e a crítica que ele faz ao crescimento exacerbado de especializações, MBA´s, etc…também é bastante pertinente…eu faria outras perguntas:
    1 – As pessoas trabalham por que gostam, ou por que precisam?
    Poderia se responder: as duas coisas…aí eu perguntaria:
    2 – E se você fosse muito, muito, muito rico? Você continuaria fazendo o que faz, ou aproveitaria para usufruir do pouco tempo de vida que lhe resta na terra? (…e ela passa bem rápido!)
    Sob este prisma a idéia de se aposentar não me parece ser tão equivocada…as pessoas trabalham, em última instância, por dinheiro (necessário) e, muitas vezes, justificam sua curta existência nesta busca….Não que eu tenha uma solução para isto, apenas tenho me tornado cético para com a pregação do evangelho das competências do trabalhador (ops…do colaborador), dos gurus, da auto-motivação exagerada, do trabalho que “enobrece e dignifica o homem”, …etc…

  3. dealalves

    agosto 14, 2009 em 4:22 pm

    Eu não sou da área de TI… mas sim de contábeis e tenho o mesmo sentimento… adorei o post!!

  4. Delires Acco

    agosto 14, 2009 em 6:43 pm

    Trabalhar e bom para o espirito, para o corpo para o coracao e para o bolso.
    Trabalhar para ter a mente ativa e aprender coisas novas, sempre e bom mudar de trabalho pode ser dentro da mesma empresa a cada 2 ou 3 anos com o objetivo de nao cair na rotina, aprender coisas novas (chanllenge your self).
    Trabalhar e necessario para pagar as viagems que adoro fazer, para pagar a casa, o carro as roupas, os restaurantes os shows etc. que gosto desfrutar.

  5. Arakin Monteiro

    agosto 18, 2009 em 8:02 pm

    Exatamente! Desfrutar é o que, em última instância, o que importa…o trabalho é somente um meio para se atingir esse fim…eu aprendo coisas novas, mudo a rotina, compro (carros, roupas, restaurantes, shows, etc) e até melhoro de minha taquicardia, de meu humor, costuro o bolso…exatamente quando não estou trabalhando…desfrutar é o que importa…ame o seu emprego? amo viver! O resto eu faço por necessidade…

  6. Lucas Castro

    agosto 19, 2009 em 1:27 am

    Bom text…
    parece que pessoas que alcançam cargos de gerencia perdem a capacidade de assumir que são “fracos”…

    Ídolos, falsificam pessoas!

  7. Angelo

    agosto 29, 2009 em 1:39 am

    Show !!! Sempre tenho reparado que muitos gerentes não são lideres e justamente nesse ponto acho que a maioria peca.
    Ótimo ter visão de negócio e futuro mas se o seu produto depende das pessoas como você fará para que elas se dediquem ao que você propõe se você não as trata adequadamente.
    A grande maioria dos gerentes que conheço foram de “lideres sem liderar” para gerência ou pior foram de PMs para gerentes. Onde eles aprenderam a liderar ? Nos livros? duvido já que sua grande maioria acredita que livros de liderança são livros de auto-ajuda e isso é para quem não teve mérito de crescer profissionalmente.
    Mas a mudança tem que acontecer agora então nós precisamos aprender a ser lideres para que os futuros gerentes sejam melhores.

  8. solange0307

    agosto 29, 2009 em 12:32 pm

    Isso aí Angelo…

    Sempre me perguntei – onde essa gente aprendeu a ser Gerente?
    E o fato do Ser… e Estar…

    Bjka

Deixe um recado

O seu endereço de e-mail não será publicado.

consultoria

Consultoria de e-Commerce

Publicado

Em

Continue lendo

Humor

O que é empreendedorismo

Só com bom humor mesmo! o que é ser empreendedor no Brasil?

Publicado

Em

Já ouvimos por aí que o Brasil não é para amadores, de fato não é.

Um pouco de humor sobre a nossa visão do que é ser empreendedor em terras Brasilis

Continue lendo

Fusões & Aquisições

JPMorgan compra a WePay

Vem aí uma época de fusões e aquisições que nunca se viu no mundo digital.

Publicado

Em

O JPMorgan anunciou nesta terça-feira,17, que está adquirindo plataforma de pagamentos WePay, que oferece funcionalidades de pagamentos em software para uma rede de 4 milhões de pequenos negócios.
A WePay foi fundada em 2008 para tornar mais fácil para plataformas de software integrar pagamentos em suas ofertas. A plataforma de pagamento conta com clientes GoFundMe, Infusionsoft e Constant Contact, além de provedores de serviços on line de software como o FreshBooks e sites de crowdfunding.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Title

Trending