quinta-feira, junho 29, 2017
Home > De Dentro do e-commerce World! > Como a revolução tecnologica mais popular do mundo esta acabando com varejo tradicional

Como a revolução tecnologica mais popular do mundo esta acabando com varejo tradicional

Cena 1:  Na fila da Padaria do Walmart, 3 pessoas se entreolham desconfortáveis , atendente com os cotovelos no balcão  fala ao celular com a mãe, a filha,  filho e por fim com o marido. O celular gigante e cor de rosa chama a atenção, todos ficam sabendo por exemplo que a vizinha esta no hospital para dar a luz. Quando uma das pessoas que estava na fila resolve tomar uma atitude; bate os dedos no balcão e olha para a  atendente com um olhar de  : – Então? pode me servir por favor?  A atendente por sua vez  , sem tirar o celular da orelha, lança um olhar indignado e aponta o cesto onde ficam os pães recém saídos do forno, o mesmo esta vazio.

 

Cena2: Grande atacadista também da rede Walmart estava cheio no final de semana, uma liquidação de TVs era o motivo, logo na entrada  uma demonstração de produtos chama atenção; – “Prove nosso novo pão Australiano!”  a bandeja esta cheia de pãezinhos moreninhos e quentinhos, a demonstradora estava de costas, com o celular no ouvido e todos só ouvem :  – “NÃO!! NÃO É NÃO !”  em alto e bom som, porque o lugar estava apinhado de gente, e o ruidoso ambiente estava atrapalhando a ligação tão importante da demonstradora.  Encostei no Balcão e fiz pergunta obvia, talvez não devesse ter perguntado : ” – Posso pegar um? “ de costas, e como se fosse um programa de humor a atendente gritou – NÃO !!!! encolhi a mão e não sabia se ria ou insistia na pergunta. Ainda sem tirar o celular do ouvido a demonstradora então virou “meio corpo” para frente e disse –” Não , senhora pode pegar – Cleide não.. não é com você não menina é com a moça aqui que já tá querendo pegar o pão!”

Cena 3: Loja de Roupas no Shopping – atendente repõe as roupas nas araras, em uma mão 10 cabides na outra o celular! incrível como seu polegar se mexe rapidamente!  atendente tem um fone no ouvido e anda pela loja como se tivesse sensores pois não tira o olho do celular.  De repente alguém a chama no fone, e uma senhora com uma menininha de 3 anos que corria pela loja ( porque criança corre tanto em loja de departamento?)  pede uma informação , e o whatsapp da atendente fez o irritante som de assovio.. fu fu fúfu fu , e numa confusão momentanea , mas sem largar o celular ela se vira os cabides então derrubam a ‘serelepe” menininha, e agora chora, as roupas espalhadas pelo chão, a mãe da criança furiosa, mas a atendente só sorri e… responde ao seu whasapp.

 

Gostaria de dizer que isso tudo é ficção, mas não é. Eu vivi essas três experiências no ultimo final de semana. Observei o descontentamento de quem trabalha no final de semana sendo compensado com o passatempo predileto – o celular, e o profundo despreparo para atender pessoas.

Servir é um dom, vender também! alguns não nasceram para isso! mas parece que o atendimento sinico e omisso  se intensificou nos últimos 2 anos com a popularização dos Smartphone´s.

Atendimento do varejo tem que ser cordial, orientativo e social! sorrisos, boa educação e dedicação na hora da venda já não são mais o atributos de quem trabalha em varejo. Isso é ruím. Quem trabalha com vendas precisa VENDER ! se a loja não vende, as comissões caem, quem não vende não contrata!

Essa é a revolução tecnológica mais popular do mundo! todo mundo pode levar no bolso o escritório, a escola, o banco, os amigos! Mas para quem trabalha atendendo pessoas essa pratica deveria ser esquecida, pelo menos durante as 8 horas de trabalho.

NÃO USE CELULAR ENQUANTO ESTIVER ATENDENDO ( varejo físico )

O momento financeiro do Brasil, parece que criou um Hiato no varejo, quando deveria ser a oportunidade! quem atendem melhor, vende mais! mas com baixos salários, e desmotivados os atendentes se sentem recompensados em usar o celular quando ‘não tem ninguém para atender”.

Isso tem impulsionado as vendas online silenciosamente. Ninguém quer ser mal atendido ou trocado por um celular no momento de uma compra – online a ação é do comprador!

Revoluções são necessárias! elas nos fazem pensar, mas no caso dos Smartfones tenho a dizer que estamos nos transformando em profissionais ruins e pessoas piores.

Vamos aprender a usar a tecnologia a nosso favor?

 

 

Compartilhe:
E-commerce Girl
Solange Oliveira é especialista em e-commerce, tem 20 anos de experiência em T.I. e já operou os maiores e melhores e-commerces da America Latina. E-commerce Girl como é conhecida no twitter e Facebook, participa de palestras e cursos no Brasil e Europa. É apaixonada por tecnologia e louca por e-commerce. Sócia da e-Vision Consulting , e-Vision Vagas Encontre Solange em (11) 2424-9635 ou no Skype : solange_evision
http://ecommercegirl.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.