quarta-feira, abril 26, 2017
Home > Dicas E-commerce Girl > Quer sucesso para o seu negócio em 2017? #ecommerce é a resposta

Quer sucesso para o seu negócio em 2017? #ecommerce é a resposta

2016 foi um ano estranho; insegurança e esperança se misturaram no âmbito dos negócios, e isso não foi diferente para o varejo digital Brasileiro.

Os números foram bons, abaixo do esperado , mas ainda positivos. O grande destaque foi o Black Friday, com alta de 17% em relação ao ano de 2015  vendeu R$ 1,9 bilhão; apesar do bom resultado o número ficou abaixo da previsão de R$ 2,1 bilhões neste ano.

 

Morte Súbita:

Nesses últimos 12 meses, conheci 3 grandes negócios com boa margem de lucratividade, bem construídos com projeções de um ótimo faturamento e que tiveram morte súbita.

A Morte subida é uma mistura de coisas ruins para um todo e qualquer negócio iniciante, mas no negócio digital ela atinge forte e rápido o ânimo do empreendedor. E contém a mistura explosiva de : Alta expectativa. Resiliência baixa, Não seguir o planejamento, desistência ao primeiro obstáculo e faturamento baixo ou inexistente nos 2 primeiros meses.

Esses 3 negócios estão “pausados” esperando um “momento melhor” ; o momento quem faz somos nós, e se você seguir o planejamento, e se ele foi feito por um profissional da área, as chances de “dar certo” são muito grandes.

Desistir no primeiro empecilho não é incomum, afinal, como sobreviver com uma loja que não vende nada? O planejamento digital mostra que para vender online é preciso investir, se você não investir não vai vender. E ponto. Não há profissional digital no mundo que prometa vendas sem investimento, então, se é um fato sabido, e já está no planejamento porque as pessoas desistem antes mesmo do 3 mês de funcionamento das suas lojas virtuais? Baixa resiliência! Essa característica do ser humano precisa ser muito forte em empreendedores digitais, infelizmente, e isso é particular de cada um, nem todo mundo tem na resiliência sua característica mais forte.

Antes de começar qualquer negócio é preciso fazer uma análise profunda sobre o seu poder de sobreviver ao ‘amigo” que sempre conta arrogantemente, que fatura mais que você, dos editoriais das revistas de empreendedorismo que só contam histórias de sucesso, e da sua capacidade de acreditar na sua ideia e seguir o planejamento.

Ao longo desse artigo você vai ler muitas vezes – SEGUIR O PLANEJAMENTO! Isso vai garantir que seu negócio sobreviva , passe a rebentação e navegue por dias mais calmos.

 

A síndrome dos 6 meses

Quando um cliente que já tem loja virtual vem até a e-Vision procurando por melhores resultados, sempre fazemos um planejamento de 6 meses , mostramos que para vender será preciso investir, e até projetamos  o faturamento esperado versus o investimento; discutimos, adequamos e assinamos o contrato.

Alguns clientes, nós já sabemos na assinatura, vão sofrer da síndrome dos 6 meses.

Após de 6 meses, códigos construídos, estratégia de mídia, parceiras estabelecidas, formatos solidificados, então, a consultoria passa de Investimento para CUSTO, sendo que esse custo é o responsável pelo “baixo ‘ retorno do negócio – o cliente encerra o contrato em 6 meses, entendendo que pode fazer sozinho e que agora já pode “investir menos”.

É possível fazer você mesmo, certamente é, basta estudar e dedicar-se 24 horas por dia a isso, o que vai tirar você das atividades que fazia antes como : identificar melhores fornecedores, administrar o pessoal etc…

Entenda que administrar varejos digitais é atividade profissional que requer dedicação conhecimento, foco, investimento em novas tecnologias, e complexas engrenagens de códigos x audiência de sites.

Em 6 meses você pode ter um negócio digital excelente se souber que  cada especialista tem o seu lugar ,e que você sempre vai precisar de ajuda se quiser que o seu negócio cresça, mesmo depois dos 6 meses iniciais.

 

Pensando nisso elaboramos dicas básicas para seu negócio digital ter sucesso em 2017; pensamos nos empreendedores que estão começando, aos que já ingressaram nesse mundo tão desafiador e também para aqueles que romperam a barreira dos 24 meses e agora precisam crescer!

Venha com a e-Vision nessa louca aventura:

 

Para quem quer começar em 2017

Os primeiros meses de atuação da sua loja virtual terão muito poucas vendas, ou nenhuma – não desanime.

Siga o planejamento e prepare-se para 13 meses sem lucratividade liquida.

 

Para quem começou agora

Planeje, planeje, planeje  e siga o planejamento.

Foque no que é importante, eu tenho certeza que você sonhou muito com as cores do seu negócio, com as embalagens e com tudo que ele poderá ser, mas já ouviu aquele ditado: O bom é inimigo do ótimo? Então, mandar refazer 5 vezes uma embalagem porque o tom do azul não está exatamente o que você planejou é Investimento importante e precisa se controlado. Pense sempre no que é importante para o seu cliente, faça certo da primeira vez e evite perder dinheiro. portanto : PLANEJE! E seguir o que o velho Abe Lincoln dizia poderá salvar a sua operação no primeiro ano!

e-vision-ecommerce-consulting

 

Para quem passou de 24 meses.

Inove

Seja o que for que você vende online, existem pelo menos 5 concorrentes que já estão no mercado a mais tempo que você, com mais experiência, e com mais resultado orgânico, além disso, você vai sofrer a pressão do varejo digital dos gigantes que vendem de tudo para todo mundo, eles tem mais “massa de manobra”, quem compra mais compra melhor, os custos baixam e então eles vendem mais que você.

Mas como concorrer com tudo isso?

Faça diferente, grandes varejistas tem muitas vantagens , mas também tem o grande impedimento implícito aos grandes negócios, eles são mais lentos que você! As decisões precisam de muitas assinaturas e reuniões, você pode por exemplo decidir a venda de um combo na internet em minutos! E aproveitar ,por exemplo,  um hit , um MEME , uma “modinha” , dessas coisas relâmpagos que acontece na internet.

 

Quem compra bem, vende melhor

Seu inimigo é : grandes estoques! Estoques são custo parado. Organize a compra dos produtos e resista a tentação de aproveitar uma oferta para um pedido de produtos maior, se a sua demanda não suporta, não compre mais do que pode vender! Sobretudo se os seus produtos tem validade.

Calcular demanda x vendas futuras é calculo essencial para formação de preço e das vendas online. Não sabe fazer? Consulte os especialistas da área.

E finalmente, um “conselho de tia” – tudo que vale a pena dá trabalho! O backoffice de um e-commerce é uma operação complexa que precisa de profissionalismo para dar certo. Dedique-se ao seu negócio, vejo muito empresário digital com um ótimo negócio nas mãos e que não tem tempo para ter sucesso, planeje vendas, compras, mídia! E… SIGA O PLANEJAMENTO!

Se 2016 foi o ano de sobreviver, 2017 é o ano de crescer!

Boa Sorte e Boa Vendas !

consultoria e-commerce de resultado e-vision consulting
Pensou em e-Commerce? e-Vision te ajuda!

 

E-commerce Girl
Solange Oliveira é especialista em e-commerce, tem 20 anos de experiência em T.I. e já operou os maiores e melhores e-commerces da America Latina. E-commerce Girl como é conhecida no twitter e Facebook, participa de palestras e cursos no Brasil e Europa. É apaixonada por tecnologia e louca por e-commerce. Sócia da e-Vision Consulting , e-Vision Vagas Encontre Solange em (11) 2424-9635 ou no Skype : solange_evision
http://ecommercegirl.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.