Fale Conosco

MITO SOBRE E-COMMERCE

e-Commerce é a nova Máquina de estampar camisetas?

e-Commerce se transforma em quebra galho para desempregados?

Publicado

Em

Em um reunião com parceiros/clientes na última semana, eu descrevia os números do e-commerce para 2011, toda entusiasmada; exaltando o avanço do pequeno e médio empreendedor quando,me interromperam com uma frase que me fez pensar, e que agora divido com vocês:

“Temos que tomar cuidado para que o e-commerce 2011 não se transforme na Máquina de estampar Camisetas de 2003!!!”

Em principio eu não entendi, mas voltando ao fervor da conversa, o que estávamos descrevendo é a migração rápida das pessoas que estão sem emprego para o sonho de “ter uma loja virtual”, “Seja seu próprio patrão”  ( confesso que é a parte mais tentadora…)

Em 2003 o slogan das Máquinas de estampar camisetas era: “Tenha uma renda enquanto esta desempregado”.; “Seja seu proprio patrão” “Ganhe até 10 salários trabalhando em casa “. Hoje essas mesmas máquinas lotam os sites de leilão por menos da metade do que valiam…

Eu não quero isso para o e-commerce!

Nós aqui na e-Vision que tratamos diretamente com o pequeno e médio empreendedor temos sempre o cuidado de orientar as pessoas para 3 coisas simples:

1) Loja Virtual não é quebra-galho; Você não consegue administrá-la nas horas livre( a não ser que queira ser um camelô virtual ), ela não vai te deixar rico em 4 semanas, e você que deixou seu emprego por trabalhar como um camêlo agora  irá trabalhar como um burro de carga …

2) Não existe nada de graça! plataformas de graça, técnicas mirabolantes para vender milhões sem fazer nada, enriqueça com seu blog ( por favor, esse é demais…) NÃO EXISTEM!

3) Se vai fazer, faça direito! estude, se informe! é possivel montar uma boa loja virtual de baixo custo? SIM é possivel. Mas faça direito, faça um plano de negócios ( para não ficar no meio do caminho ), aprenda, leia muito, se informe. Entenda que o cliente de loja virtual esta no ambiente virtual, aprenda a anunciar, aprenda sobre banners, aprenda sobre email marketing, aprenda sobre Plano de Afiliados, aprenda.. aprenda.. aprenda…

Nós não queremos que sua Loja Virtual seja a Máquina de estampar camisetas!  nós queremos que ela seja a Loja que vende as camisetas! e venda por muitos anos…

Não encare o e-commerce com um quebra galho, você vai se decepcionar! mas se estiver disposto a encarar um projeto desafiador, diferente e que pode sim ter bons rendimentos e baixo custo , nós da e-Vision estamos aqui para te ajudar a ingressar nesse novo mundo maravilhoso.

E sigam-nos os Bons!!

Continue lendo
5 Comentários

5 Comments

  1. natali

    novembro 23, 2010 em 7:59 am

    Ótimo post! Meus parabens. Gostei muito do segundo tópico “Enriqueça com seu blog”. Foi ótimo! Trata de pontos muito importantes que milhares de pessoas acreditam ser muito fácil ganhar dinheiro com a internet.

  2. Dito Passos

    novembro 23, 2010 em 2:24 pm

    Recentemente uma pessoa me procurou para criar uma loja virtual pra ela. Esclareci alguns fatos. Queria vender eletroeletronicos do naipe ’25 de março’ ou ‘Oiapoque’ aqui em Belo Horizonte… Enfim estava nessa situação de desemprego com algum dinheiro no bolso.

    O buraco é mais embaixo. O bicho pega de mais pra fazer vender na net. Tem que ter verba e muito conhecimento (adwords, comparador de preço, twitter, SEO,…) uma outra pessoa me perguntou como fazia para acessar o email do hotmail porque de uma hora para outra parou de funcionar e logo após me convidou para ser sócio. O loco meu… yahoo, hotmail, bol, zipmail… Se a figura não tem nem gmail como faz? Só nisso você já identifica o nível de leiguisse do sujeito.

    Voltando na primeira pessoa que citei aconselhei ela a entrar no mercado livre ao menos assim iria aprender uma boa parte da gestão offline. Mas quando falei da média que vária de 6% a 12% que o ML cobra de comissão assustou e achou caro. “E minha margem de lucro” disse ela. Respondi então não entre nesse negócio.

    Imagina se contrata uma dessas plataformas que prometem mundos e fundos?

    O lado bom é que enquanto esse mentalidade estiver reinando eu nado de braçada.

    [Dito Passos]

  3. E-commerce Girl

    novembro 26, 2010 em 6:59 am

    Meu colega Dito Passos me alertou sobre a URL amigável do site!
    Valeu cara..
    Sabe como é..casa de ferreiro…

    Será providenciado!
    Tks por comentar o post tá?

    Bjks

  4. Dito Passos

    julho 7, 2011 em 12:16 pm

    Que bom que conseguiu. Suas visitas oriundas da busca orgânica do google deve ter aumenteado né?

    Agora tá faltando os botões de recomendação (curtir, tweeter, google +1…). rs

    Sucesso!

    [Dito Passos]
    @ditopassos

  5. E-commerce Girl

    julho 7, 2011 em 8:27 pm

    é Vero… blog novo esta em desenvolvimento -e vai ser modernex!

Deixe um recado

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MITO SOBRE E-COMMERCE

TOP 5 – Mitos sobre e-commerce

os 5 mitos do e-commerce Nacional.

Publicado

Em

bananaExistem muitos Mitos sobre e-commerce; com a aproximação da melhor época do ano para o comércio virtual, muitos novos e-empreendedores dão forças a alguns desses mitos.

Abaixo o TOP 5 dos mitos de Comércio Virtual:

O primeiro Mito é:

Tudo que pode ser construído pela internet ou para a internet é Gratis!

Recebo por dia uma dezena de emails perguntando qual a melhor plataforma gratuita de e-commerce.

A verdade é: Não existe!

Existem plataformas de baixo custo, e sim, eu indico para os empreendedores virtuais de primeira viagem que comecem por elas, por causa do baixo custo.

Ótimo! Alguns meses se passam  e recebo reclamações imensas dizendo que a plataforma é ruím, que todas as lojas tem a mesma cara,  que não aceitam customizações, que o suporte não funciona, que tem limite de produtos e imagens! Etc….

A Grande Verdade é que: Não se vende Ferrari em banca da Feira!

Loja customizada com a cara do seu negócio precisa de um webmaster, e isso custa dinheiro porque até o desenvolvedores web precisam comer!

Segundo Mito:

shoePode usar qualquer foto do produto, pode-se até copiar de outro site!

As imagens de qualquer loja virtual são as prateleiras das lojas! Se bagunçadas não vendem, se com pouca visibilidade – não vendem! Se vazias – não vendem!

Já é suficientemente difícil levar um consumidor até uma loja virtual para que quando ele se interesse pelo produto veja fotos embaçadas e sem definição.

“Em e-commerce é preciso criar a experiência da compra sem o toque no produto, e só se consegue isso encantando os olhos.”

Mas eu noto que na maioria dos projetos de e-commerce que tem um Plano de Negócios, o investimento nas imagens é esquecido!

E ele é parte importante e significativa do investimento, em média cada imagem de produto custa R$ 10,00 – pense então na lupa (ZOOM) e outras visões do produto! Dependendo do número de visões do produto, e tem que ser no mínimo Três, o investimento em imagem pode representar de 20% a 40% do valor do total do projeto de loja virtual!

Se for escolhido um fotografo para criar as imagens, e isso acontece muito com moda, esse custo sobe bastante, chegando a 150,00 por imagem! E o que é comprado é o direito de uso da imagem, o fotografo é um artista e vende a divulgação de uma arte produzida por ele, isso se chama “direito de uso de imagem” e normalmente o contrato é de 2 ( dois) anos, após esse período é preciso comprar novamente o direito de uso. Use uma empresa especializada em produção de imagens de produtos para e-commerce.

Copiar a imagem de produtos de outro site é CRIME! Fere a lei de propriedade de imagem! E os processos normalmente atingem a casa dos milhões de reais.

preguiçaTerceiro Mito:

Quem tem loja virtual trabalha menos do que quem tem loja física.

Numa loja física segue-se a rotina:

Limpar a loja, arrumar as prateleiras, disponibilizar o troco, levantar as portas, sorrir para o cliente!

Na loja virtual esse trabalho NUNCA ACABA!Simplesmente porque a loja nunca fecha!

Existe um mito forte de que é possível administrar uma loja virtual a noite depois do trabalho! E em principio talvez seja possível, mas sempre se coloque no lugar do consumidor, somos todos consumidores, e se você tem dúvidas sobre um produto e manda um email para a loja virtual, você espera receber a resposta minutos depois! É a vocação dos negócios na  Web – Tudo ONLINE!!!!

prateleira3Quarto Mito:

Não é preciso ter estoque para ter loja virtual! Vou vender primeiro depois eu compro!

Trabalhar com estoque de terceiros é coisa de e-commerce de grande varejo e de administração primorosamente profissional, não é para iniciantes.

Quando o cliente compra qualquer coisa que seja numa loja virtual, ele tem pressa em receber! E se após a venda é que será feita a entrada no estoque, problemas imensos podem acontecer e gerar uma chamada ao Código de Defesa do consumidor.

Quinto Mito

O Cliente de loja virtual nem nota o valor do frete na hora da compra.fretefree

Antes ate o preço da mercadoria, um dos fatores mais fortes de abandono de carrinhos de compra em loja virtual é o valor do frete!

E em alguns casos o valor do frete é que leva a efetivação da compra e não o preço.

Existem inúmeras maneiras de delivery para lojas virtuais, mas é preciso negociar! Prazo e preço e repassar essas conquistas aos consumidores só trará mais vendas para a loja.

e-Consumidor sabe exatamente o que é um frete justo e privilegia lojas que usam o FRETE GRATIS para produtos com valor de Ticket diferenciado.

Esses mitos atrapalham as iniciativas do e-commerce Nacional e acabam por esconder grandes idéias de lojas virtuais.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Title

Trending