Já há algum tempo tenho notado que a nova geração de profissionais da Internet tem cara nova.
Acho que podemos até chamar de profissionais 2.0
Essas pessoas se especializaram em trabalhar “para” e “com” a internet.
Somos diferentes e temos um código de conduta variante ao que eu conheci na época em que trabalhei com T.I.
Estive em um parceiro na última semana e quando conversavamos sobre comissões e indicação de negócios eu disse a ele:
(…)” Por hora somos uma área pequena e unida ( e-commerce ) somos leais e amigos, e todos se conhecem e se respeitam”
Saí da reunião pensando no que eu disse, e o quanto isso é importante.
“Lealdade, Amizade e respeito”
Eu falei com orgulho! orgulho por fazer parte desse grupo.
Completei dizendo ao meu futuro parceiro : “(…) nós temos um código de elegância”.
ele me disse rindo: – “Bom, então divida isso com o mundo , porque o que esta faltando é elegância corporativa por ai….”
Quer ser como a nova Geração de Profissionais da Internet? Então anote o novo código de elegância dos profissionais de internet.
1) Responda emails.
Não existe nada mais chato do que enviar um email com propostas ou mesmo contatos, e ficar esperando o retorno, sabemos que a outra pessoa leu mas ela simplesmente não responde – isso é o cumulo da sindrome do “estou ocupado”, além do mais responder rapidamente deixa a caixa de entrada leve ! Você não gosta de ficar esperando respostas que nunca vem? pois é, nem seus parceiros, funcionários, colaboradores, entrevistados, candidatos a vagas etc…. Retorno de emails é a primeira lição de elegância da geração 2.0.
2) Não atrase em reuniões;
Eu sei que em SP é quase impossivel chegar na hora em reuniões, sempre tem um acidente na marginal, uma rua alagada… mas tudo tem limite! Já esperei por uma pessoas 2 horas, e ela dizendo que estava chegando… chegando…. e eu… indo…. indo.. indo… embora. Nunca mais voltei. Isso fica tão marcado que inconcientemente não aceitamos mais essa pessoa – seja qual for o motivo do atraso. Então, a solução é sáia mais cedo e , imprevistos acontecem! e para isso existe o celular. Avise que vai se atrasar, e se o atraso passar de 1 hora é melhor remarcar!
3) Seja articulado;
Foi-se o tempo onde ‘quem mexia” com computadores ou internet era gago, quase não falava e vivia pelos cantos com aparencia pálida! os profissionais de internet apresentam muitos seminarios, cursos, palestras , é parte do nosso trabalho! então, ser articulado é quase mandatório! é assim que se vende uma idéia : FALANDO!
4) Seja Elegante;Não usamos oculos fundo de garrafa e nem somos os “desarticulados” da turma;
Nos filmes dos anos 90 os profissionais da geração internet usavam calças caqui, camisas xadrezes e oculos fundo de garrafa. Isso sempre foi lenda, mas agora foi por água a baixo de vez!
Ninguém entende mais de moda e tendências do que nós! Somos elegântes e inteligentes nas compras, nos vestimos bem e com um caracteristico bom humor nos acessórios. Isso nos identifica fácil – somos aqueles que parecem descolados e inteligentes!
5) Pesquise e escreva;
Não há nada que enriqueça mais do que a pesquisa! profissionais da nova internet sabem disso como ninguém ! e quem lê muito, escreve bem também! e escrever corretamente é uma caracteristica da nossa geração.
6) Não alimente os Trolls;
Trolls são seres contratados ou independentes que entram em redes sociais para tumultuar ou criar controvérsias sobre assuntos especificos, podem ser dedicados a uma marca ou pelo simples prazer se ‘ser contra” isso me parece coisa de gente com tempo ocioso. Nós não alimentamos essa turma ( termo usado no twitter ), é só ignorar! logo passa.
7) Ajude quem pede com humildade e sinceridade;
Pedir ajuda quando não se sabe alguma coisa, é uma prova original de humildade! ajude- profissionais 2.0 tem como costume ajudar quem pede com sinceridade! não é incomum alguém pedir orientação para algum assunto especifico e receber uma enxurrada de emails ou posts de ajuda.
8) Cumprir os prazos é mandatório.
Prazos fazem com que o trabalho apareça. Profissionais 2.0 não “enrolam’ o projeto , mesmo porque quanto mais tempo demorar menos coisa nova chega as suas mãos.
9) Existem oportunidade e negócios para todos – o que não serve para você, pode interessar a outro > divulgue!
A lei de Gerson não faz parte do vocabulário dos profissionais 2.0, algum negocio não serve para mim? servirá para outro! indicamos para empregos, negócios, oportunidades. e por hora esse ítem nos faz diferentes de toda uma geração que na corrida pelo sucesso profissional usava a lei de Gerson – “Sempre queremos tirar vantagem de tudo” para esconder uma insegurança sem tamanho.
10) Seja generoso, ensine.
Ouvi uma vez de alguém, que a unica forma de se tornar eterno é ensinando! passando conhecimento para frente… ensine, oriente, nós nunca esquecemos quem sinceramente nos ensina algo.
11) Cultive a Network.
O número de pessoas no seu grupo de linkedin não diz que profissional você é, mas sim as pessoas que realmente te dizem alguma coisa, que compartilham assuntos, interesses, grupos, idéias – isso é network, originalmente perfeita!.
Achou que estou vivendo no mundo de ÓZ? Pergunte a qualquer um dos meus companheiros :
Nós somos a nova geração de profissionais da internet! e Sigam-nos os bons!
Eric
setembro 16, 2010 em 1:50 pm
Quiserá que tudo fosse tão simples assim, contudo estamos falando de pessoas e pessoas. A simples equação entrevistado e entrevistador pode ter um vasto número de variáveis.
Infelizmente nos processos de seleção atuais é melhor dizer o que o entrevistador quer ouvir, simplesmente isso. Dizer por exemplo que sua paixão é cuidar de seu filho, pode significar até um problema na visão do entrevistador: em caso de adoecimento da criança, você não contará com aquele profissional por alguns dias.
Outra observação, é compreensível seu ponto de vista sobre recrutar pessoas interessantes, mas nem sempre pessoas assim são bons profissionais, eles tem boas histórias, mantém um grupinho entretido, feliz, rindo, mas as vezes só ficam por ai, não rendem o esperado.
Eu acredito que acima de qualquer coisa, o entrevistador tem que ter uma sensibilidade muito grande para escolher não o melhor profissional, mas sim a melhor pessoa para o cargo, como isso é feito? Sendo humano, conhecendo o outro de modo mais estruturado e complexo do que apenas conhecer suas paixões, é como definir de forma geral por exemplo, que todas as pessoas que gostam de chocolate são interessantes e as outras não, além disso, usando esse crítério, qualquer um que goste de chocolate poderá assumir qualquer tipo de cargo? Mas gostei do seu conceito.
Eric
setembro 16, 2010 em 1:55 pm
Ah, minha paixão é minha filha, vê-la falando, me surpreendendo a cada dia com seu raciocínio apurado e sincero, no auge dos seus 2 aninhos, e sim, eu faltaria no trabalho para ficar cuidando dela, mesmo que não estivesse doente, apenas pelo prazer de vê-la sorrindo e me chamando de Papai.
E-commerce Girl
setembro 16, 2010 em 3:00 pm
Eita Pai Corajoso.. a maoria não teria coragem de admitir isso!
Parabéns!
Sol
E-commerce Girl
setembro 16, 2010 em 3:04 pm
Eric concordo em parte com você, mas a minha audacia ( coisa da idade ) faz com que eu NÃO APROVE NA ENTREVISTA uma empresa que não vê com bons olhos eu ter como paixão ficar com a minha familia ! Acho que esta na hora de nós , Os Entrevistados, também reprovar-mos uma empresa, nesse caso, esse tipo de empresa não me interessaria, porque já dá pra prever os problemas futuros não é?
Eu sei..eu sei.. tudo depende do momento de cada um! da necessidade, e não dá pra ser audacioso com as contas atrasadas na gaveta não é? Mas é bom pensar a respeito.
Obrigada por postar sua opinião.
Abraço
Solange
Eric
setembro 16, 2010 em 4:30 pm
Foi um prazer!